Aquisição de fatos de proteção para os bombeiros foi a proposta mais votada

13 de dezembro de 2019
Aquisição de fatos de proteção para os bombeiros foi a proposta mais votada

A aquisição de fatos de proteção individual para os Bombeiros Voluntários do Bombarral foi a proposta mais votada na primeira edição do Orçamento Participativo do Município do Bombarral, que contou com um total de 11 propostas a votação.

A proposta vencedora foi divulgada esta sexta-feira, dia 13 de dezembro de 2019, em conferência de imprensa, pelo presidente da Câmara Municipal, Dr. Ricardo Fernandes.

Fazendo um balanço desta primeira edição, o autarca afirmou ter ficado “muito satisfeito com a participação dos bombarralenses”, destacando que as propostas apresentadas totalizaram cerca de duas dezenas, embora “algumas, por razões regulamentares, tivessem sido recusadas”.

O edil acredita, por outro lado, que com o passar dos anos, o Orçamento Participativo irá “ganhar maior robustez, mais massa crítica e cada vez mais a população vai entender que esta é uma ação que pode fazer a diferença”.

A proposta mais votada pelos bombarralenses foi apresentada por Pedro Jorge Lopes Lourenço, e consiste na aquisição de 31 fatos de proteção individual em “nomex”, que constituem parte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Segundo o proponente, estes elementos são fundamentais para a atuação do bombeiro em ações de combate a incêndios Urbanos e Industriais, uma vez que quando os bombeiros intervêm neste tipo de incêndios, ficam expostos a diversos riscos que podem ocasionar lesões graves ou até irreversíveis, fruto do contacto com o calor elevado, riscos elétricos, desabamentos de estruturas ou de partes dela, risco de explosões, quedas de nível e outros perigos associados.

Como se pode ler ainda na proposta, o Orçamento Participativo foi encarado como uma oportunidade para realizar um investimento que seria difícil à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral concretizar e que irá permitir dotar o corpo de bombeiros com um conjunto mínimo de fatos que irão dar aos operacionais mais segurança no desempenho da nobre missão de salvar vidas e património, e que irão fazer a diferença nas ações de socorro ao serviço de toda a população do nosso concelho.

A votação nas diferentes propostas foi efetuada online, no portal criado para o efeito, e através de boletim de voto disponível para o efeito nos serviços municipais e nas juntas de freguesia do concelho.

Findo o período de votação, verificou-se que participaram na mesma 496 munícipes, 50 dos quais recorrendo ao boletim de voto e 446 através do portal. Da totalidade dos votos foram considerados nulos 15, sendo que 12 não estavam identificados com o número de identificação fiscal, dois continham voto em mais que uma proposta e um boletim encontrava-se adulterado.

Dos 481 votos considerados válidos, apresenta-se no seguinte quadro a distribuição da votação pelas propostas existentes, sendo a proposta vencedora a que recolheu maior número de votos:

N.º

PROJETO

ÁREA

VOTOS

Fato de proteção individual para bombeiros

Cowork Bombarral Empreendedor

Competitividade e associativismo

Dar a conhecer a Mata Municipal

Melhoramento do Parque Infantil da Praça da República

Espaço Público

Requalificação do recreio da antiga escola primária do Vale Covo